top of page

Renegociações de dívida e inadimplência vão aumentar, diz BC

A inadimplência e as renegociações de dívidas devem aumentar, no atual cenário de crise econômica, de acordo com previsão do diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Anthero Meirelles.

“A gente espera evidentemente que a inadimplência continue crescendo, não estamos esperando nada explosivo, nenhuma ruptura. Mas está crescendo em todos os bancos”, disse o diretor, ao apresentar o Relatório de Estabilidade Financeira. Meirelles afirmou que os bancos já se anteciparam ao cenário adverso, com aumento de provisões para possíveis perdas com operações de crédito.

O diretor acrescentou que é preciso acompanhar o aumento da inadimplência “com uma lupa”, mas o sistema financeiro é “um fundamento importante da economia brasileira. “É uma parte forte, é um elo forte da corrente.”

Renegociações

Os dados do BC mostram que ao final do ano passado 7,6% do saldo da carteira de crédito dos bancos era de empréstimos renegociados. Esse percentual era menor no fim do primeiro semestre de 2015: 6,7%.

O banco também observou o aumento de reestruturações de operações, que são feitas em situações mais severas, pois o tomador enfrenta dificuldades financeiras evidentes e, em geral, já possui operações em atraso.

Fonte: Exame


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page