top of page

13% dos reajustes salariais foram parcelados, diz Dieese

Diante das dificuldades financeiras decorrentes da crise econômica, aumentou o número de empresas que negociaram com os empregados no ano passado o pagamento dos ajustes dos salários em duas ou mais parcelas.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 90 das 708 negociações analisadas, ou cerca de 13% do total, recorreram a este mecanismo para conseguir reajustar os salários dos trabalhadores.

Segundo o Dieese, a proporção é quase o dobro da observada em 2014 e mais que o triplo da registrada em 2008, ano que abrigou o auge da crise financeira global.

Setores

As negociações salariais do setor industrial foram as mais prejudicadas no ano passado pela crise econômica, relata o balanço das negociações acompanhadas pelo Dieese.

De todas as negociações feitas no âmbito da indústria brasileira, apenas 45% resultaram em ganhos reais incorporados aos salários.

O levantamento aponta que 36% das negociações fecharam com reajuste igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 11,2%, e 19% ficaram abaixo do indicador de inflação.

No comércio, segundo observam os analistas do Dieese, as negociações coletivas foram um pouco mais favoráveis aos trabalhadores, com 53% delas tendo obtido ganhos reais. 32% foram reajustadas pela variação do INPC e apenas 15% fecharam com reajustes abaixo da inflação.

Mas foi no segmento de serviços que se percebeu a maior proporção de aumentos reais, à razão de 62% das negociações. Por outro lado, foram observadas perdas reais em um patamar próximo da indústria: 18%. Os reajustes iguais à inflação ocorreram em 20% das negociações.

"Nos três setores as perdas e os ganhos reais foram, em sua maioria, de pouca magnitude, com valores muito próximos à variação da inflação medida pelo INPC, com a ressalva de que, no comércio, cerca de 22% dos reajustes analisados do setor resultaram em ganhos da ordem entre 1% e 2% acima da inflação", afirmam os técnicos do Dieese.

Fonte: Exame


- See more at: http://www.agv.org.br/novo/noticia_completa.php?idNoticia=2024#sthash.Dl4Ac9J5.dpuf


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page